Você anda pela cidade, que está em constante mudança. A fumaça cria uma névoa pelas ruas, que faz desaparecer a cidade que você conhecia tão bem... o carvão escurece o chão. Tudo está se transformando rapidamente, máquinas que se alimentam de labaredas cospem fumaça e calor. A mudança é inevitável, ficar parado não é uma opção. Reuniões secretas, conchavo, acordos não muito claros e acúmulo de riqueza fazem parte desta nova era. Será que você está preparado?
Você vai assumir o papel de um dos personagens principais do processo histórico que transformou o mundo moderno: a Revolução Industrial!
Responda aos desafios das cartas para acumular riqueza, gerencie e dispute recursos escassos com os demais jogadores, maquinando o jeito mais rápido de conquistar o seu objetivo. Quem será o primeiro?
VERSÃO PROFESSORES(AS):
Os Kits desenvolvidos para a sala de aula contém um Guia Didático, alinhado à BNCC e contemplando os anos finais do Ensino Fundamental II e o Ensino Médio.
Este guia tem o objetivo de sugerir contextos em meios aos quais pode-se inserir uma atividade didática com o Maquinando, de forma que jogar possa traduzir-se em aprendizagem conceitual, o que se soma ao caráter procedimental do jogo e sua potencialidade na formulação de acordos pedagógicos entre professores e alunos.
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COMPONENTES:
Tabuleiro em ningbo fosco 300g com laminação
Dado, pinos e fichas de riqueza (empilháveis)
Recursos: fábricas, manufaturas, infraestruturas, energias, matérias-primas e mãos de obra em ningbo 300g
Cartas: personagens, conteúdo (quiz) e sorte ou revés em ningbo 300g
Instruções com tabela de compra de recursos em offset
Atenção - o Guia didático só está disponível dentro do KIT (a partir de 5 jogos).
COMO SURGIU O MAQUINANDO:
Como todo material educativo, este jogo tem uma história que envolve a relação aluno-professor. Ele nasceu em 2018, em uma tentativa de engajar os alunos do 2º ano do ensino médio da Etec Zona Sul (SP) nas aulas de Geografia.
A primeira versão foi testada por um grupo de alunos e sofreu modificações para ser utilizada nas quatro turmas do 2º ano. O resultado foi positivo: os assuntos principais do currículo puderam ser discutidos em aula e o acordo feito com os alunos, de diversificar os recursos, cumprido. Foi essa versão que chegou às mãos da equipe da Fagulha e serviu como ponto de partida para o desenvolvimento deste jogo.
Diversas pessoas participaram dos testes dos protótipos do jogo. Um dos primeiros protótipos voltou à Etec Zona Sul, em 2019, e foi testado pelos alunos do 2º ano do ensino médio. Isso possibilitou ajustar regras do jogo e chegar a esta versão.
A todos os alunos que colaboraram para o desenvolvimento do Maquinando, nosso agradecimento especial.
Atenção! Algumas peças podem sofrer alterações conforme a disponibilidade no fornecedor.
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