Esta é a versão RECORTE E JOGUE do Maquinando: o jogo da Revolução Industrial. Foi criado para reduzir os custos de produção e possibilitar que mais instituições de ensino, professores e estudantes tenham acesso a este recurso didático. A capa do livro se transforma em tabuleiro e os pinos e fichas de riqueza também estão em papel. Basta, recortar, dobrar, colar e começar a jogar!
SOBRE O JOGO
Em Maquinando, 5 jogadores assumem os papeis dos principais personagens da Revolução Industrial! Precisam responder aos desafios das cartas para acumular riqueza, gerenciar e disputar recursos escassos com os demais jogadores e maquinar o jeito mais rápido de conquistar o seu objetivo.
Como surgiu o Maquinando: Como todo material educativo, este jogo tem uma história que envolve a relação aluno-professor. Ele nasceu em 2018, em uma tentativa de engajar os alunos do 2º ano do ensino médio da Etec Zona Sul (SP) nas aulas de Geografia. A primeira versão foi testada por um grupo de alunos e sofreu modificações para ser utilizada nas quatro turmas do 2º ano. O resultado foi positivo: os assuntos principais do currículo puderam ser discutidos em aula e o acordo feito com os alunos, de diversificar os recursos, cumprido. Foi essa versão que chegou às mãos da equipe da Fagulha e serviu como ponto de partida para o desenvolvimento deste jogo. Diversas pessoas participaram dos testes dos protótipos do jogo. Um dos primeiros protótipos voltou à Etec Zona Sul, em 2019, e foi testado pelos alunos do 2º ano do ensino médio. Isso possibilitou ajustar regras do jogo e chegar a esta versão.
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