A educação de massa se constituiu por um modelo em que o papel do estudante se limitava a seguir as instruções oferecidas. Entretanto, a revolução informacional, desde meados do século XX, criou demandas diferentes. Habilidades e competências para o século XXI não poderão ser desenvolvidas apenas seguindo instruções e obedecendo. É preciso assumir outros papéis também, como o de planejador e de solucionador de problemas. É onde entram as chamadas metodologias ativas, cujo cerne é tirar o estudante da passividade da escola pós-revolução industrial.
Há diversas sugestões que podem ser utilizadas de forma pontual, como um trabalho do bimestre. À medida que os alunos tomarem para si essas tarefas, pode-se propor uma conversa prévia sobre as estratégias que eles pretendem utilizar e, aos poucos, articular mais de uma tarefa, compondo um resultado mais abrangente.
Cada um dos 6 volumes contribui para o desenvolvimento de uma das seis competências específicas da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – assim, os projetos foram formulados de maneira a apoiar os professores de Filosofia, História, Geografia e Ciências Sociais (Sociologia) na construção de situações de ensino e aprendizagem articuladas em torno de quatro temas integradores: STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), protagonismo juvenil, midiaeducação e mediação de conflitos.
Clique nos títulos para ver cada item vendido separadamente:
Tema: STEAM - Este projeto propõe o uso da comunicação para deixar explícito para as pessoas tudo que envolve a produção de um objeto industrial. Milhões de pessoas, todos os dias, compram água engarrafada. Será que elas conhecem tudo que está em jogo na produção de uma garrafa plástica?
Tema: Protagonismo juvenil - O desafio de inserção no mercado de trabalho está presente na vida de jovens em todo o mundo e pode ser enfrentado com autoconhecimento e informações sobre distintas maneiras de trocar sua força de trabalho por rendimento.
Tema: Midiaeducação - Quando utilizamos a internet, nossa movimentação deixa rastros. Apesar de não ser possível evitar completamente a coleta de dados, é preciso conhecer como ela ocorre para ter consciência das possibilidades de minimizar a oferta de dados e participar do debate sobre como o Estado formula regras de uso desses dados.
Tema: Mediação de Conflitos - Frequentemente as brigas nos alertam para os conflitos, mas há sempre outros conflitos, muitas vezes invisíveis, criando empecilhos na vida das pessoas. Este volume pretende proporcionar atividades interessantes e significativas para que o estudante possa aprofundar seu olhar a respeito de como surgem os conflitos e, assim, possa atuar para torná-los visíveis e buscar soluções para mediá-los.
Tema: Midiaeducação - Lidar com a circulação intensa de informações pede que saibamos “separar o joio do trigo”, não? Explorar alguns elementos fundamentais do conhecimento científico pode ajudar a reconhecer, nos textos que chegam até nós, informações falsas e refutadas pela ciência.
Tema: Protagonismo Juvenil - As redes das quais fazemos parte não são sempre evidentes para cada um de nós e, muitas vezes, elas são a principal razão para as escolhas que fazemos no consumo de produtos culturais, por exemplo. Nós escutamos realmente o que queremos e aquilo de que gostamos ou o que chega até nós vem por meio de fluxos controlados por empresas e por nossa visão de mundo?
Coleção é composta de 6 volumes, com 24 páginas cada um, no formato 21 x 29,7 cm e miolo colorido.
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